uakti - uma lenda da amazônia

 

uakti

 

o livro


Alexandre Brito conta em verso a história de Uakti, o índio da tribo dos Tukanos que tinha o corpo cheio de furos, ocos, buracos. Quando o vento ventava e passava pelos buracos do corpo de Uakti, surgia um som impressionante, um som mágico, encantado. O mito remete à magia da música e sua ancestralidade. Em sua cadência musical, o poema vai nos conduzindo verso a verso pelo fascinante imaginário dos povos da floresta Amazônica. 


Ilustrado brilhantemente pelo versátil Alexandre Oliveira, Uakti é dedicado a um público infantil amplo, do pré-escolar ao Ensino Fundamental.

Um aspecto importante desta publicação da Casa Verde Editora, é que, ao adquirir o livro com o pema para o Uakti, de quebra, recebe um bonus mais do que especial, ganha também o livro com o poema para a Uiara, a sereia das águas doce da Amazônia, de Sandra Santos. Neste formato diferenciado, dois em um, vira-vira, Uakti/Uiara, apresenta dois Mitos brasileiros, indígenas, cujo  encantamento ocorre através do som, do canto, da música.












oficina do Uakti - para alunos curiosos e inventivos


Uakti inspirou um trabalho de fabricação de instrumentos e de consciência musical.
A Oficina do Uakti tem como objetivo a construção de instrumentos simples a partir de materiais naturais  e/ou recicláveis para uma experiência musical em grupo.


 
livro 
Uakti

autor 
Alexandre Brito

ilustrações 
Alexandre Oliveira

editora 
casa verde

ano 
2011
palavrÓrio




 

o vento ventava
soprava seus ocos
ressoava dos vãos
o som de mil sopros
Alexandre Brito