Circo Mágico

 
 


o livro


O livro é um saboroso passeio pelo universo circense, abordando de forma divertida, criativa e inteligente, o modo de vida, as peculiaridades e a magia destes maravilhosos e extraordinários personagens do picadeiro. Reúne 20 poemas ilustrados pelo artista plástico Eduardo Vieira da Cunha,


o poquet-show


O Circo Mágico Poquet Show é o espetáculo multimídia baseado no livro Circo Mágico, onde o autor se apresenta dizendo seus poemas e cantando ao violão.


A proposta do poquet-show é a de proporcionar uma vivência diferenciada de leitura. A projeção das belíssimas ilustrações de Eduardo Vieira da Cunha em simultaneidade com a oralização dos poemas e à performance musical do autor, constitui, mais do que uma apresentação criativa do livro, uma experiência estética entre o livro, o cinema e o teatro.


depois do show

Após o espetáculo, que tem uma duração aproximada de 35 minutos, acontece um bate-papo informal com a gurizada, os professores e o público, sobre literatura, poesia, o que pintar...


lista técnica

- datashow

- sonorização para voz e violão

  1. -local adequado (sala com cortinas, auditório, teatro)


atividades


A Editora Projeto apresenta em seu site (www.editoraprojeto.com.br), algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas a partir do livro Circo Mágico, que reproduzo aqui para os professores:


para pensar


- o que preferem assistir no circo?
- quais os artistas do circo que mais gostam?

- o que será que adultos preferem ver?
- que lembranças pais, tios e avós trazem dos circos?


para fazer


- convidar pais, mães e irmãosdos alunos para apresentar algum número de mágica, malabarismo, etc.; assistir a uma apresentação de circo em vídeo (por exemplo: Cirque du Soleil) ou a filmes que retratam a vida desses artistas, para confrontar com o que os poemas do livro trazem;

- a partir do que cada poema fala de cada artista, imaginar a vida de cada um depois que o espetáculo termina e contar essas histórias imaginadas.
- escrever seus próprios poemas sobre os personagens do circo pensando naquilo que eles despertam em cada um.
- escolher cada qual um personagem do circo e todos se pintarem e fantasiarem de artista de circo para brincar, tirar fotos e se divertir.


para descobrir


- pesquisar sobre a história do circo e sobre a história de algumas artes circenses (malabarismo, trapézio, equilibrismo, dos palhaços ou Clowns, etc.) nas várias culturas;

  1. -se houver algum circo na cidade, ehouver a possibilidade, visitar, assistir ao espetáculo e entrevistar os artistas.


 

circo mágico - poemas circenses

livro 
Circo Mágico

autor 
Alexandre Brito

ilustrações 
vieira da cunha

editora 
projeto

ano 
2008